25/12/2010

Ser diferente...

Percebo, cada dia mais, que as pessoas estão entrando em moldes com características cada vez mais iguais... O estilo do cabelo, que roupa usar, quais marcas usar, que arte tatuarem nos corpos... São muitas coisas que vemos na Tv ou na rua e de repente estamos exatamente iguais ao que vimos... que tipo de falta de personalidade é essa???

Somos pessoas diferentes entre si, nenhuma é igual a outra, então porque temos de nos vestir ou usar coisas parecidas???

Sim, com certeza nos baseamos em tudo que nós vemos para nos formarmos como pessoa, mas isso não quer dizer que temos de nos adaptar a um molde criado pela sociedade para sermos alguém.

Apesar de todas as influências externas, a personalidade vem de dentro, do que somos em essência e isso faz toda a diferença, não faz sentido uma pessoa querer se igualar às outras para poder ser aceita, a graça de viver é perceber a diferença nos outros e aprender a conviver com isso, que talvez essa diferença possa mudar a vida de muita gente.

Mas parece que muitas pessoas, não pensam assim... Acham que o caminho mais fácil é se adaptar ao ambiente, ao invés de impor suas vontades e sua personalidade, e assim fazer as pessoas enxergarem que podemos viver normalmente como pessoas diferentes.

Realmente é muito estranho ver isso hoje em dia, com tantas opções diferentes, as pessoas se igualam cada vez mais...

André (@deepbelieve)

01/12/2010

Se son rose, fioriranno...

 Dizem que depois da tempestade, vem a calmaria... Diria que minha vida está na tempestade, sem previsão de calmaria. Pensamos ser uma pessoa, quando de repente descobrimos que somos outra, e nos traímos sem nem ao menos percebermos, apenas uma mudança de situação e nos vemos surpreendidos com nossas próprias atitudes. Às vezes, nem nossas atitudes são o bastante, como também as atitudes dos outros que esperávamos que fossem completamente diferentes.

 Enchemos todos os dias nosso ego com alguma coisa que nos faça continuar a viver em paz com nós mesmos. Nossa mente é repleta de qualidades e defeitos que podem guiar nossas vidas e definir nossa personalidade: o orgulho, a simpatia, a paciência, o medo, o caráter, a preocupação. Viver em sociedade é tão assustador que muitas vezes percebemos que sofremos influência de qualquer coisa que esteja ao alcance de nossos olhos e ouvidos, isso não é ruim, nos define como pessoas dentro de uma sociedade, mas não nos define como pessoa por si só, ficamos tão preocupados com a concepção dos outros que nos esquecemos que dentro de nossos corpos ainda vive uma pessoa única e insubstituível, que tem sonhos e que quer ser alguém relevante na vida, que possa fazer nem que seja o mínimo de diferença entre homogeneidade das pessoas. A comunicação interpessoal é importante, pois sem ela ficamos loucos e começamos a falar sozinhos, precisamos nos comunicar, mas precisamos saber quem somos primeiramente.

 Seria escrito nosso destino? Uma corda bamba que andaremos por cima? Onde não temos outra escolha a não ser nos equilibrarmos para nunca cair, porque se cairmos, não saberemos onde vamos parar? Estamos presos à nossa realidade? Ou seria só uma construção de nosso futuro que devemos errar alguns caminhos e acertar outros? Viver à base do acaso e ainda assim conseguir crescer com isso tudo e, depois de feito, aproveitarmos o que restou para nós? Seria a sorte a grande companheira das pessoas, seriam nossas escolhas responsáveis por nosso caminhos ou o destino é que tinha tudo planejado e tudo está escrito em um grande livro sobre a linearidade do tempo-espaço?

 Seria tudo isso que vivemos, todos esses anos, todas essas situações, todas essas emoções que sentimos, e todas as nossas reações apenas um teste para podermos evoluir como pessoa? Eu não sei dizer, vivemos vidas muito agitadas para descobrir. E quando paramos para pensar, ficamos como gatos perdidos, sem saber da resposta. Mas uma coisa é certa, o sol vai nascer todos os dias, até o último minuto da vida de cada um, e amanhã saberemos lidar melhor com o que erramos ontem e assim por diante.

 Então na pico da rigidez, no ponto alto do orgulho, ainda encontramos uma pequenina gota de esperança, que temos de usá-la com toda a confiança, pois mesmo sendo uma pequenina gota, ela ainda custa a secar...

"E o consolo é perceber que o amanhã existe e que eu posso ser feliz, sem me entregar..."

Se son rose, fioriranno... (Se são rosas, florescerão...)

André (@deepbelieve)

26/11/2010

Anti-Herois

Estive pensando... o que é um anti-heroi??? Vemos muito nos filmes...

Definição do Wikipédia: Anti-heroi é o termo que se emprega para alguém que protagoniza atitudes referentes às do heroi clássico, mas que não possuem vocação heróica ou que realizam a justiça por motivos egoístas, pessoais, vingança, por vaidade, por matar ou por quaisquer gêneros que não sejam altruístas.

Essa seria uma definição geral dada a filmes, séries, desenhos...Eu não acho que sejam egoístas e percebi que somos rodeados de anti-herois no nosso dia-a-dia e não percebemos.

Eis a minha definição: Anti-heroi é uma pessoa que, por algum motivo, conquista as outras pessoas. Mas não conquista como um heroi, que tem beleza, é bonzinho, altruísta... Ele normalmente é uma pessoa irritada, incomodada com alguma coisa, às vezes demonstra egoísmo e poder, mas no fundo se importa com os outros, humor irônico e ácido são seus preferidos, sabe que a sociedade não está boa do jeito que está e sempre tenta mudá-la.

É claro que nenhum anti-heroi se encaixa em todas as definições, mas na maioria delas. Como prova citarei exemplos de personagens:

1) Jack Sparrow: apenas um Pirata que quer ganhar riquezas, e para isso ajuda os protagonistas da trama até um nível que nem lembra mais de sua ambição. Johnny Depp se destacou até mais que Orlando Bloom nos filmes.
2) Seu Madruga: quem não gosta dele? O coitado que sempre tentava lidar com as crianças do Chaves, enquanto apanhava da Dona Florinda e fugia do Seu Barriga. Vivia irritado porque sempre via alguma coisa errada na Vila.
4) John Bender (Judd Nelson): Quem assistiu o filme "Clube dos Cinco", com certeza se lembra primeiramente de John Bender, o aluno-problema da escola que traz à tona os podres de todos os outros quatro. É o personagem chave do filme. Vale a pena assitir.
3) Wolverine: teve um passado difícil, luta por motivos próprios, mas está sempre ajudando os X-Men, não importa qual a situação.
4) Dr. House:  o médico mais humor ácido e irônico das séries, tem seus problemas próprios mas é médico acima de tudo, e seu sentido da vida é salvar as pessoas, e é o melhor nisso.
5) Vegeta e Piccolo: Dragon Ball Z, todo mundo adora o Goku e seus amigos, sendo q dois deles são eles, dois tipos de anti-herois diferentes, um mais egoísta e impulsivo, outro mais passivo que se apresentou como vilão na série.
6) Pica-Pau: o pássaro que consideraríamos o mais malvado se não fosse pelos "vilões" do desenho.
7) Lula Molusco, mal-humor, irritação, mas até o Bob Esponja gosta dele.

Mas temos pessoas no nosso cotidiano que realmente são anti-herois, que nos cativam por serem rígidos e orgulhosos. E porque nós gostamos dessas pessoas? Simples, eles nos apresentam o incomum, o diferente, nos tiram da mesmice, é cativante e emocionante para quem vê um anti-heroi de fora, às vezes recebemos um sentimento de desafio.

Pessoas da vida real que são anti-herois:

1) PC Siqueira: Ele começa sendo um anti-heroi primeiramente porque ele não queria a fama e esta acabou ficando descontrolada, e até hoje não sabe lidar muito bem com ela. Mas tenta mudar a sociedade através de seus vídeos. (@pecesiqueira)

2) Felipe Neto: o irritado do Youtube sempre tenta reclamar com as pessoas através de seus vídeos, para elas notarem como estão erradas em relação a alguma situação. (@FelipeNeto)

3) BahBlue: Poucas pessoas a conhecem, mas grava vídeos fazendo alguns desabafos sobre o que a irrita, é diferente, pois é uma das únicas mulheres a exibir seu ponto de vista sobre a sociedade e suas situações. (@BahBlue)

4) Edu Testosterona e Acid Girl: Têm uma visão diferente das pessoas comuns com muito humor explainam sobre as relações afetivas entre as pessoas. (Testosterona.blog.br)

5) CQC's: completamente engajados com a sociedade e com muito humor, vivem atrás de políticos para tentar fazê-los trabalhar com mais eficiência.

6) Rockeiros: Sempre serão os anti-herois da música, tanto nas músicas quanto nas atitudes, não preciso nem falar...

Enfim, o anti-heroi é o que dá graça à história fictícia pois ele tem o que um vilão e um heroi tem, mas sabe lidar com todas as suas características. Na realidade, é mais um pessoa que percebe como a sociedade é bizarra e tenta melhorá-la de alguma forma.

É o que eu pude definir sobre anti-herois, qualquer sugestões ou comentário sobre o assunto será bem-vinda.

P.S.: A palavra "Heroi" fica mto feia sem o acento agudo. Valeu, Reforma Ortográfica! ¬¬'

André (@deepbelieve)

19/10/2010

Homens prestam???

Depois de ouvir várias vezes que homens não prestam e de ver mulheres ciumentas por aí, resolvi ousar em fazer esse post, é lógico que eu não poderia fazê-lo sozinho... Então depois de anos analisando as pessoas e a mim mesmo e depois de alguns dias de pesquisa, consegui formar uma ideia interessante sobre isso.

Perguntei a várias pessoas se homens e mulheres prestavam, obtive várias respostas diferentes, mas a idéia era a mesma: que a maioria não prestava. O que acontece de verdade é que ninguém nasce não prestando, isso pode ser uma deficiência na família e/ou uma desilusão amorosa que pode ter acontecido com esses apaixonados, que desistem da ideia de se apaixonarem novamente.

Nos homens, a característica de não prestar é maior do que nas mulheres. Há um estudo de Freud que se chama Complexo de Castração, envolve os homens na infância e permanece até a fase adulta, esse complexo tem como consequência os homens precisarem sempre provar a sua masculinidade para os outros e para si mesmo, com intensidades e maneiras diferentes.

Os homens, então, "gostam de não prestar", eles se sentem melhores, são mais frios, sentimentos é coisa de mulher, e subconscientemente pegar mulher é sinônimo de provar sua masculinidade. Por isso estão sempre à caça, 24 horas por dia, 7 dias por semana... Homens quando conhecem mulheres pensam primeiramente no intuito de pegá-las e depois, quando percebem que não querem, podem ficar confortáveis com a ideia de se tornarem amigos. Mulheres até pensam assim também, mas não se deixam levar por isso no começo, querem antes saber se o cara é uma pessoa legal, digna de sua amizade, para depois pensarem em relacionamentos (amizade + relacionamentos/proximidade = namoro).

Além de tudo isso, o mundo acostumou-se a ser feito para os homens, mulheres expostas chamam a atenção. E foi o que a mídia fez, há muito tempo ela coloca mulheres em propagandas e em muitas outras coisas que tenham a necessidade de chamar a atenção, até mesmo em músicas. Ela fragmenta a mulher em partes do corpo, idealizando a mulher perfeita, realçando uma visão de desejo por parte dos homens. A história da costela de Adão dá a entender que a mulher faz parte do homem e assim sempre foi. Antigamente as mulheres eram submissas aos homens, até hoje algumas mulheres pensam que são submissas, ainda bem que isso está acabando.

Há também a questão da maturidade, há garotos e homens por aí... e não digo por causa de idade, tem cara 40 anos querendo ser garoto, e mulher adulta querendo ser menininha, eu digo na cabeça mesmo, quem não tem maturidade o bastante para ser responsável e se tornar um homem ou uma mulher sempre vai ser um garoto ou uma garota.

Considerando apenas uma base do assunto ciúmes... as mulheres e os homens sentem ciúmes por causa dessa fama dos homens, eles sabem como homens são, mas há tantos tipo de ciúmes que não é possível traduzi-los a palavras.

Há uma coisa muito interessante sobre as mulheres, elas gostam de homens não tão "bonzinhos", mas também não tão "malvados". Como é dito por aí o tipo certo de homem errado (The right kind of sinner - Pat Benatar). Mas convenhamos, se o homem é bonzinho demais e faz tudo para te agradar acaba ficando chato o relacionamento, além de mostrar que a pessoa não tem personalidade.

E não é só homem que peca nessa vida, mulheres também são um bicho ruim, a coisa mais difícil é ver um homem trair o amigo pegando a mulher dele, isso é desonroso para os homens, e por algum motivo não é para as mulheres, não digo todas, mas não é difícil de ver uma mulher perdendo a amiga mas não perdendo o homem.

Bom, o que dá para se tirar disso tudo é que há casos e casos, mas cada um carrega seu fardo e merece o que é seu...

Agora para as mulheres que reclamam que homens não prestam: Homens que prestam gostam de saber da sua vida, entendê-las, de como foi seu dia, seus planos para o futuro, de ouvir suas reclamações quanto a alguma coisa alheia, aceitam seus defeitos, gostam de sair com vocês (isso não quer dizer que gostam de sair SÓ com vocês), gostam da sua companhia, não que eles façam tudo por vocês, que não é justo também, mas eles gostam de ESTAR com vocês em qualquer lugar que vocês estejam, e isso é o mais importante.

Portanto, homens e mulheres, para arrumar um homem ou uma mulher que preste, vistam-se direito, tenham estilo próprio, sejam inteligentes, não se reduzam ao comum, ao esperado, sejam ousados, inusitados, imprevisíveis, tenham atitude (esse negócio de que só homem deve ter atitude é balela).

Para terminar quero citar um filme: Ele Não Está Tão a Fim de Você... principalmente a história de Gigi e Alex... Ela é uma romântica incurável e Alex é um cara frio que não gosta de se comprometer... Vale a pena assitir...

Um trecho do filme (foi a melhor resolução que eu achei):
Ele Não Está Tão Afim de Você - Exceção
 Seja a exceção... ;)

E com certeza eu tenho música para esse assunto:
Pat Benatar - Heartbreaker
Pat Benatar - Love Is A Battlefield

Agradecimentos:

Aos entrevistados: Fernanda, Carolina, Aymê, Natasha, Karoline, Letícia e Bia, Felipe, Patrícia, Eduardo, Natália e ao blog Malvadas.org.

André

17/10/2010

Frases...

Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar,
Amar é a eterna inocência,
E a única inocência é não pensar...

Fernando Pessoa (Alberto Caeiro)




Theory Of Light:
"No absolute truth can exist in a conscious mind, because every single thought is submitted to an individual and arbitrary judgement"



É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-lo bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo.

Clarice Lispector

14/10/2010

A evolução da música!!!???

Eu ia dormir, mas é de madrugada que chegam as idéias...

Hoje vou postar sobre a Música, mas dessa vez a faixa etária das pessoas fará a diferença. O post é longo mas vale a pena.

Depois de estudar um pouco sobre as músicas, percebi que as preferências têm mudado durante o passar dos anos... Ela tem ficado cada vez mais "jovem", isto é, pessoas cada vez mais jovens se apegam às músicas, bandas e cantores do momento...

Para explicar melhor, vou dar alguns exemplos: Vou começar apelando, lá na época de Beethoven, a música que ele fazia não era uma coisa que crianças e adolescentes costumavam ouvir, porque não foram feitas para elas, a maioria devia achar chato, mas os adultos (em todas as suas idades) gostavam, o problema da época é que a música não era tão compartilhada para todas as classes sociais como hoje e era muito valorizada.
Então, como não tenho muito conhecimento de todas as épocas vou falar das que eu conheço...

Meados de 1950, apareceram bandas de Rock dançante, vamos assim dizer: Bill Haley & His Comets, Little Richard e claro Elvis Presley... Ouvindo essas músicas, percebe-se que o foco de ouvintes não eram mais adultos, mas também não eram crianças, eram os jovens que saíam para dançar com os amigos em bailes. Até o começo dos anos 60 ainda havia esse rock, representado pelos Beatles, que deram se adaptaram mais tarde ao rock psicodélico.

Então a Guerra Fria começa, e temos os Hippies promovendo a paz, que ganharam mais força no fim da década de 1960 com o Woodstock, o evento em resposta à Guerra do Vietnã, temos o rock psicodélico de Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jefferson Aeroplane, etc (Destaque para essa época, que influencia a música até hoje com uma intensidade incrível). O rock n' roll é mantido com os Rolling Stones. E o foco agora é o público que queria paz e era mais alternativo, a idade varia bastante mas está ainda igual à época anterior.

Começa 1970 e uma mistura vem junto, a discoteca é a nova sensação, a famosa festa Rave: Earth, Wind & Fire ganhou força, Bee Gees, etc... E bandas de Rock nascem alternativamente à discoteca: Aerosmith,  Scorpions, KISS, Black Sabbath, Deep Purple, Alice Cooper ganha fama... O hard rock nasce... E o foco de público abrange adultos e jovens.

Nos anos 80 o pop e o rock estouram e Madonna, Wham! de George Michael, David Bowie aparece mais, o rebelde Billy Idol, Bon Jovi, Michael Jackson agora adulto, Duran Duran, A-ha, U2, Van Halen, Run DMC, Guns N' Roses, Skid Row... enfim, música para todos os gostos imagináveis... alguns consideram os anos 80 a melhor década musical até hoje, eu sou um deles, a influência que essa década sobre nós até hoje é muito forte. O foco se tornou jovens novamente, com detalhe para os boy bands como New Kids On The Block, que as meninas adoravam, e as banda no estilo Guns e Skid Row que as meninas roqueiras que adoravam.

Nos anos 90 temos o Metallica desde o final de 80, Nirvana, Rage Against The Machine, Public Enemy, Alanis Morissete, MC Hammer, Red Hot Chili Peppers, Eminem, Hanson, Beastie Boys, Spice Girls, N'Sync, Green Day, Alice In Chains, Korn... Nos anos 90 é assim: mistura anos 70 com 80 e bota um tempero a mais, temos os anos 90. O público são os jovens novamente. Podemos perceber que o engajamento é forte em grupos como RATM e Public Enemy.

Nos anos 2000, as bandas de 90 continuam, mas começam a fraquejar, o emo e o hip hop emocional nascem... Avril Lavigne, Linkin Park, CPM 22, Queens Of The Stone Age, The Strokes, Sonic Youth, são alternativos e com o tempo perderam para Justin Timberlake, Simple Plan, Restart, NX Zero, Amy Winehouse, Usher, Lady Gaga, Beyoncé... Que fazem parte de um cenário na música meio que desfalcado, sem muita razão de existir, a partir dessa década parece que tudo ficou muito fácil e as pessoas não querem mais se importar com nada além de si próprias. E o público está cada vez mais jovem, dessa vez muito jovem, começando por volta dos 9 anos.

E por que eu enrolei até agora com esse estudo cronológico todo??? Por dois motivos, primeiro: injeção de cultura para quem for ler isto; segundo: enfatizei a idade do público que ouve as músicas, e aqui a parte publicitária começa.

Como já disse a música está ficando cada vez mais "jovem", mas não é só a música, é tudo! As pessoas não querem mais envelhecer e por consequência, fazem seus filhos serem adultos cada vez mais rápido, porque criar filhos parece ser, hoje, uma coisa de gente velha... E os publicitários??? Eles têm que vender, então acompanham o fluxo, os produtos estão cada vez mais sendo focados para os adolescentes mais jovens: celular, roupas, computadores, e por fim música, tudo para eles serem cada vez mais independentes.

Hoje não se procura mais qualidade e sim venda... se uma coisa não vende não presta... Essa parte é a ovelha negra da publicidade e do marketing. devemos acompanhar o ritmo das pessoas.

Na parte da música, está mais fácil lançar bandas com música "chicletes" e fáceis de entender, sem muito significado, do que lançar uma bela obra de arte à la Beethoven, ou uma música super engajada, as crianças não gostariam disso. E assim se lança uma moda, e a moda pega todas as pessoas avulsas, pode ser a coisa mais ridícula, mas se está na moda... A falta de personalidade nas pessoas é preocupante... Sem falar da descartibilidade das bandas hoje, muitas bandas do começo da década sumiram, simplesmente, nada é concreto o bastante para permanecer. Isso sem falar da ajuda da internet...

Eu também não posso generalizar, ouço músicas diferentes entre si, de várias épocas, algumas engajadas, algumas românticas, algumas pesadas, aliás ouço Paramore, que pode ser considerada ou não uma banda emo, não sei, eu acredito que não seja por causa da letra, que não impõe sofrimentos desnecessários. Acredito que cada época teve sua importância social e para as épocas seguintes, mas acredito que essa última foi a que teve menos importância.

Bom, acredito que dê para entender essa década completamente estranha que passamos... mas já estamos terminando o primeiro ano da segunda década do século XXI e eu tenho fortes convicções que algum dia todos vão enjoar dessa loucura toda sem sentido e vão prestar mais atenção nos problemas do mundo e das pessoas novamente, ao invés de olharem para os próprios umbigos, ou para o (a) namoradinho (a) da escola, que é o que as músicas se baseiam hoje e no sofrimento por coisas quase banais.

P.S.: O post ficou longo e gostaria mas não quis me prolongar muito, pois sairia um pouco do assunto. Qualquer coisa posts novos virão. E a parte psicológica ficou só por hoje mesmo, pois não tive a oportunidade de estudar as outras épocas. E me desculpo por qualquer erro cronológico, eu tentei ser o mais fiel possível.

André

01/10/2010

Depois de um ano...

Bom... hoje é um dia chuvoso e hoje completo 19 anos...
Esse ano foi o que eu fiz mais e menos coisas... irônico, mas é isso mesmo...

Obs: Gostaria de saber quem comenta anonimamente, se for alguém que eu conheça, me dá um toque, se eu não conheço, gostaria muito de conhecer... eu gostei muito do comentário do último post, é um verso a mais do poema, assim ele ficou completo...

Percebi que depois dos 18, o dia do aniversário já não é mais a mesma coisa...
Percebi que pessoas mudam... mesmo...
Que arranjar emprego é mais difícil do que eu pensava...
Que nada é para sempre...
Que prefiro mulheres cabeças a mulheres bonitas... definitivamente...
Que eu não sei se quero ou não continuar a aproveitar a solteirice...
E que eu continuo não sabendo como as mulheres pensam... mas aprendi um pouquinho... bem pouquinho mesmo...
Que dirigir é demais, mas custa para tirar a carteira... se custa...
Que eu já estou um pouco de saco cheio de dias de farra...
O que eu construi até o começo do ano, durante esse ano foi tudo desconstruído e tudo está se construindo novamente...
Que a maturidade vem em tempos muitos diferentes para cada pessoa, e que ainda vejo pessoas aos 18, 19 anos com pouca maturidade, mas é preciso respeitar o tempo de cada um...
Que a vida é muito confusa e pensar nela te deixa mais confuso... eu continuo pensando nela mesmo assim...
Que o destino sempre te desmonta, por mais que você decida uma coisa, ele sempre faz a sua cabeça mudar...
Que quando as coisas são comigo, eu não percebo... mas quando não são...
Que tenho saudades da escola, mas NUNCA voltaria para lá...
Que a vida se renova, você querendo ou não, ela está sempre se renovando, e por mais dificuldades que você passe, essa renovação é necessária e o final é gratificante de algum modo...


É tudo que eu posso lembrar desse ano... e agora começa outro ano, onde mais coisas serão aprendidas...

"É o começo do topo..." - meu avô me disse

André

14/09/2010

Dificuldades

Difícil não é você fazer, é saber o que fazer.
Difícil não é ter amigos, difícil é escolhê-los.
Difícil não é ser visto, mas ver.
Difícil não é ser amado, é amar.
Difícil não é ser invejado.
Difícil é invejar indesejadamente.
Difícil é ter que encarar os fatos de frente,
Mesmo que isso te guie para o pior caminho.
Difícil não é fazer escolhas, mas sim temer a escolha errada.
Difícil é ter que lidar com a vontade e não poder satisfazê-la.
Difícil é sentir saudade e não poder acabar com ela.
Difícil é ver todo dia, mas pior é não ver por apenas um dia.
Difícil não é viver,
É sentir...

06/09/2010

A vida e seus rumos...

Estava vendo as pessoas que já passaram pela minha vida...

E pensei: se meus caminhos fossem diferentes, como seria minha vida... mas eu sei que todos os meu caminhos foram os melhores, porque não há nada que você faça nessa vida que não tenha um motivo, e mesmo eu não sabendo quais, haviam motivos de sobra para as minhas escolhas.

É interessante ver hoje as pessoas que fizeram parte da sua vida há muito tempo atrás, saber como elas estão, pra onde foram, o que querem fazer... Isso tudo te faz lembrar de quem você é, pois tudo que passa na vida deixa um pouco em você, tudo é aprendizado e evolução.

Talvez eu descubra mais sobre esse assunto depois de terminar a faculdade, a escola não foi o bastante, a idade não ajudou. Mas a minha formação pessoal eu devo à minha infância principalmente escolar onde conheci muitas pessoas que emolduraram minha vida.

O fato é que todos nós mudamos e seguimos caminhos diferentes, a vida pede isso, para nós podermos nos renovar e conhecermos mais pessoas, para vivermos outras situações e assim evoluirmos como pessoa. Mas nada é por acaso, as pessoas vêm e vão, mas todas elas têm um motivo para entrarem na sua vida, nem que seja por um dia ou uma hora ou um minuto.

André

01/09/2010

Ahhh o Horário Político...

Ahh novamente o horário político invade nossos meios de comunicação. Eu lembro de quando era pequeno e não tinha tv a cabo: a hora da propaganda política era a hora da tv desligada...

A propaganda política não é uma fonte certamente confiável, pois é um propaganda, isto é, mostra só o melhor de cada candidato. Os podres são ocultados, e depende de nós procurar um acandidato confiável. O fato é que eu não conheço ninguém que pesquise a fundo um candidato, pois é mais fácil escolher um que parece mais confiável, ou então um famoso que se candidata...

Aliás, qual é a dos famosos que se candidatam??? Não é possível que eles queiram realmente ajudar o país, é só pensar: que famoso em alta parte pra política??? Nenhum!!! Frank Aguiar, Netinho, Tiririca e até Arnold Schwarzenegger quando viu que não teria mais disposição para representar o Exterminador do Futuro resolveu ir para a política.

Todos falam para conhecer o candidato que você vai votar. Eu acho que conhecer uma pessoa é saber o que ela faz e no mínimo ter um contato pessoal com o candidato. Eu não posso dizer que conheço alguém apenas através da televisão, porque na verdade a televisão é uma caixinha de mentiras acobertadas pelos bastidores. É a pura verdade.

Para finalizar... acredito que na época de eleições deveria ter mais estudos sobre os políticos, reportagens dedicadas a isso, jornais, artigos, etc e não só aquela propaganda cansativa e prolongada que as pessoas assistem por dois dias apenas e com a intenção de ver quem são os candidatos mais bizarros e engraçados que aparecem.

Por hoje é só,

André

08/08/2010

Entendendo o passado...

Bommm.... tirei umas férias de tudo na minha vida, até do blog.... foi muito bom mas já deu, vamos voltar à vida normal...

Primeiramente queria agradecer ao Kim Diz,  à Patrícia e à Letícia e à Natália (mesmo que ela fique me zuando)... que elogiaram meu blog... Muito obrigado é para vcs que eu escrevo e espero que meus posts façam diferença na vida de vcs.

Agora é de madrugada e minha cabeça começou a bombar novamente. Nessa semana perguntei a umas várias pessoas o q é Woodstock... E na verdade me impressionei... Uma ou outra pessoa eu esperava... mas foram muitas pessoas que não sabiam direito o que era... é umas coisa que me deixa muito intrigado, pois isso faz parte da História, isto é, foi uma resposta à guerra do Vietnã, uma busca pela paz... tah certo, foi em 1969, muitos de nós não tinham nascido ainda, mas eh do passado que estamos falando.

 É no passado que nos baseamos para melhorar o futuro certo? Por exemplo: as propagandas mais famosas são as antigas."Meu primeiro sutiã" e "A morte do orelhão" são propagandas históricas para qualquer publicitário, vai ver de que época são... Meu professor tinha razão quando disse que é ali que devemos nos basear, pois é ali que nasceram idéias extremamentes originais, e é disso que precisamos hoje em dia: ORIGINALIDADE. Não temos aquele velho ditado "É preciso entender o passado para construir o futuro"?


Antes de conhecer Justin Bieber, Hori, Restart, Cine, sei lá mais o que... primeiro saibam o mínimo de bandas antigas como Jimi Hendrix Project, Janis Joplin, Jefferson Airplane, Skid Row, Scorpions, Guns N' Roses, Ramones, Mötley Crüe, Van Halen, Kiss, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso etc... Porque é dai que se derivam as músicas de hoje, vcs podem ter certeza...

É assim que construiremos o futuro, não é apenas conhecendo o agora, os cantores, as modinhas, as tendências, etc... É conhecendo o passado que você entende o que acontece agora e o que acontecerá daqui pra frente... É um apelo a todos, tenham cultura, saibam das "velharias", pois é ali que vai se gerar o futuro, não é copiando que teremos sucesso, mas sim em uma idéia original que pode muito bem ser gerada das épocas mais mais criativas e menos censuradas e cautelosas de hoje.

Vou deixar os comerciais Meu primeiro sutiã da Valisère feito pela W/Brasil e da morte do Orelhão

Meu Primeiro Sutiã



A Morte do Orelhão

Por hoje é isso, mas logo menos postarei mais coisas... estou pensando em posts futuros...

André

25/06/2010

Fase Conflitante

Bom...

Entrei numa fase um pouco estranha... que tudo o que sai da minha cabeça é conflitante, bem no estilo Barroco.

E esses dias eu fiz um trabalho no Photoshop muito estranho, mas eu gostei, e ele tem alguns conflitos tbm.

Eu não acreditei mas fiz um poema, eu criei às 2:25 da manha de ontem, as melhores idéias vêm de madrugada sempre. Entaum vou postar minha arte e meu poema por aqui.




Entitulei essa arte de "The Sad Happiness", pois ela está com um sorriso, mas chorando ao mesmo tempo, ficou um mistura de pierrot com coringa, era minha intenção. Esteva pensando esses dias da pintura do palhaço, ele faz brincadeiras e deixa as pessoas felizes, mas sua pintura no rosto é de um rosto triste, ainda não procurei o porque disso, vou procurar, mas isso me deu um pouco de inspiração para fzer esse trabalho.

O poema eu desenvolvi com palavras minha e com algumas intertextualidades no meio... acho que ficou bom... apesar de eu ter inspiração para poemas de vez em nunca.


Conceito conflitante

Uma vez te vi passando
Seu ar equilibrado, mostrando seu desequilíbrio
Assim como beber whisky em copo de requeijão
E não procurar aceitação

Um conflito em pessoa, um amor de pessoa
Uma coisa indefinível à primeira vista
Uma maldade bondosa, uma bondade maldosa
Sem meio-termos, nem contradições

Um sentimento esquisito
Que arde sem se ver
Que dói e não se sente
Um contentamento descontente

Seus cabelos ao vento
Que me lembram um lugar quente e seguro
Onde me esconderia quando criança
Esperando a chuva esvaecer

Um tudo ou nada
Igual por suas desigualdades
Uma conquista sem querer
Que vai sumir sem saber

Bom, é isso aí por hoje, logo mais voltarei a postar...

André

17/06/2010

Teens Decodificados

Então... é uma nova postagem sobre um redação que eu fiz relacionada aos teens de hoje... que estão cada vez mais se perdendo.

Aliás, ganhei meu dia ontem, foi a primeira vez q vi um vídeo do Felipe Neto no youtube, praticamente quase tudo que ele diz nos vídeos dele são o que eu quero dizer na maioria do dia.... hehehehhe

Mas gostei dele, a linha de pensamento dele é mto parecida com a minha hoje.

Vamos à Redação!



Teens Decodificados

   Os adolescentes atuais, os chamados teens, são uma grande parte representativa nos dias de hoje. Eles criam uma grande influência no mercado, criando estilos de roupas, músicas e até mesmo atitudes. Assim eles próprios influenciam não só o mercado, como também outras pessoas, mais diretamente os novos teens, que estão começando agora e vão tomar como base os mais experientes nessa idade tão complicada. Mas será que os teens de hoje e os iniciantes são apenas uma parte do mercado ou eles fazem a diferença na nossa sociedade?
   Os teens têm essa facilidade de absorver tudo que é novo, eles se adaptam a novas modas, novas tendências, tecnologias, até a variedade lingüística é absorvida facilmente. Isso faz com que eles dominem o mercado de novos produtos. As crianças que se tornam adolescentes aprendem com os mais velhos ou até mesmo com outras pessoas da idade delas como o comportamento teen é formado. Com o tempo vão amadurecendo e se envolvendo cada vez mais com os atributos dessa idade.
   Mas nem tudo são flores, as crianças que vão se tornando adolescentes começam a seguir novas tendências, geralmente a dos amigos e colegas ao redor. Nessa fase de transição e até mesmo no meio da era teen de cada pessoa, ela tende a se vestir igual aos outros, ouvir músicas da moda, comprar produtos que outros teens compram, mas a maioria só faz isso apenas para ser aceito dentro de um grupo de amigos, dentro da sociedade teen do momento. Isso é ruim, pois essa pessoa adolescente não forma um próprio estilo, uma personalidade e perde toda a originalidade que poderia estar se formando dentro dela.
   Com isso, esses teens acabam apenas prestando atenção em coisas fúteis e não se preocupam com problemas do país ou da sociedade, pois estão muito ocupados tentando seguir o mesmo caminho da maioria que se tornou fútil, que era o caminho mais fácil, o fardo era mais leve. Eles acabam se tornando adultos fúteis e com isso o mundo perde pessoas que poderiam se tornar grandes jornalistas, publicitários, engenheiros apenas pelo fato de ninguém ter dado um caminho prestativo para esses teens e consequentemente fazerem um futuro melhor para as gerações que virão.
   As crianças se tornam teens naturalmente, não precisam fazer nenhum esforço para isso, elas só não podem se esquecer de quem são e do que são capazes. E é de responsabilidade dos teens mais experientes e dos adultos dar essa consciência a elas. Oferecendo a elas temas a discutirem, músicas com temas mais engajados, uma variedade maior de roupas além das que elas pensam terem que usar para serem aceitas, enfim dar um caminho a elas e ajudá-las a mudar o mundo para melhor.

10/06/2010

Ansiedade...

Ai ai não tenho muito o q falar hj...

Meio que perdi a inspiração q tinha qnd eu comecei o blog, mas sei que a inspiração volta... ela sempre volta... assim como minha inspiração gráfica... nos Photoshops da vida...

Aliás, resolvi apenas colocar meus trabalhos que eu tenha alguma coisa a mais para explicar, só coloquei um até agora, mas vou colocar mais num futuro próximo...

Estava pensando hj no quadro "Ansiedade" de Edvard Munch, o mesmo do quadro "O Grito"... estes aqui...




Bom, como se pode ver, Edvard Munch era expressionista, isto é, expressava sentimentos nas suas obras...

Neste quadro, ele quis expressar a ansiedade, pintando uma fila de pessoas, mas pensando bem... uma fila??? Quero dizer, não sei se é pq os tempos mudaram, mas uma fila hj em dia causa em mim mto menos ansiedade do que um milhão de coisas!!!

Por exemplo: Um dia que não chega, um resultado de alguma coisa com uma prova, a vontade de encontrar uma pessoa, a espera de um produto ser lançado, a resposta de um trabalho, um show muito esperado... posso ficar aqui até amanhã listando várias coisas que dão mais ansiedade que uma fila.

Eu, se quisesse representar a ansiedade, colocaria um relógio ou um calendário, talvez alguma coisa que representasse um infinito, e combinaria isso com cores mais profundas que essas... a minha opinião é essa, a fila não foi a melhor escolha para um quadro chamado ansiedade... mas essa é apenas a minha opinião.

31/05/2010

Mudanças, mudanças....

Nossa...

É incrível como o tempo passa e as pessoas mudam tanto... mas não dá pra mudar o que se é, você pode amadurecer, pode mudar sua personalidade, mas no fundo você é o mesmo sempre... e não há o que discutir, as pessoas nascem e morrem as mesmas pessoas.

Certo, alguns valores são adicionados, alguns tirados, muitas lições aprendidas... mas a pessoa será sempre a mesma até o fim, depois dessa encarnação e nas próximas, ela terá apenas desafios diferentes a enfrentar e situações diferentes.

Digo isso tudo porque eu mudei bastante do ano passado para cá, mas eu me conheço e sei que sou o mesmo não im porta o que eu faça... posso ter mudado um pouco mas lá dentro o verdadeiro André prevalece... com suas qualidades e defeitos.

Não quero dizer que eu queira mudar, gosto de ser o que sou, mas algumas atitudes internas minhas ainda me atrapalham. Gostaria de poder mudá-las... quem sabe com o tempo eu consigo pelo menos mudar e diminuir a frequência dessas atitudes.

29/05/2010

Tendências Sociais

Em uma aula da faculdade, aprendi sobre as 11 tendências sociais... Elas dizem como as pessoas estão se comportando nos dias de hoje, como por exemplo: as pessoas querem ficar novas para sempre ou então querem de tudo e descartam isso tudo muito rápido, alguns procuram coisas antigas, pois nelas acham o concretismo, aquele sentimento de coisa verdadeira.

É isso ai, minha análise sobre a sociedade de hoje estava certa, o uso e descarte rápido das coisas é muito rápido, mas como já havia dito antes, acredito que seja uma fase, espero que essa fase mude logo...

26/05/2010

Falta de Criatividade (2)

Uma pequena sequência do meu último post....

e uma explicação também...

O que eu quis dizer no último post é que nada hoje é feito com a dedicação certa para ficar na mente das pessoas e fazê-las lembrar daquela música ou daquele jogo ou daquela propaganda e daqui uns anos falar, isso aqui foi incrível na época, mas ainda assim as próximas gerações analisarem a música, a propaganda, o que for e falarem: Nossa, isso é mesmo incrível!

Mas acredito que isso seja apenas uma fase que passará ao longo dos anos e, como acontece na história da arte e da literatura, teremos um fase em resposta a essa que vivemos hoje.

Achei um propaganda que não é muito velha e ousou de um jeito interessante, sem ofender ninguém... uma das melhores propagandas que eu ja vi, senão o melhor, tive que colocar aqui.

20/05/2010

Falta de Criatividade

Durante uma aula na faculdade, uma professora minha disse uma coisa que me chamou a atenção, que as propagandas de hoje não são mais tão criativas quanto antigamente. Eu sempre pensei que as propagandas estavam muito sem criatividade, mas nunca parei para pensar o porque. Ela explicou que antigamente as pessoas ousavam mais e não tinha essa loucura de que tudo que aparece na tv é ofensivo diretamente a alguém propositalmente.
Por exemplo, a famosa propaganda da Valisére, da W/GGK (agora W/Brasil), do Meu primeiro sutiã. Mostra a menina tirando a camisa para vestir o sutiã, na época passou batido, hoje seria uma polêmica. O que acontece é que o público ficou mais limitado em relação à expressão e os grandes empresários não querem perder dinheiro, então copiam idéias e conceitos, que podem dar certo ou não...
Sçao propagandas da moda e não são interessantes depois de um tempo de uso.

E não é só na propaganda, na música, nos games.... Exemplos????
Vários!!!

Música: A moda black e emo.... desde quando começou não parou mais.... e o pior, não dizem completamente NADA de relevante.
O estilo de música no estilo Run DMC não existe mais, e era tão relevanta para a sociedade, mas parece que hoje todo mundo quer ouvir um cantor dizer que tem dinheiro e mulheres...
O emo também não leva a vida tão a sério, é uma moda jovial que não quer dizer nada... isto é... o que vamos tirar de interessante dessas músicas daqui uns anos...
E não é só esses, quem vai se importar com uma besteira de musica chamada Rebolation daqui uns anos??? E as músicas funk que dizem um monte de besteiras??? É tudo descartável!!!



Games: O estilo Donkey Kong, Mario, Zelda... nunca mais apareceu nos games, hoje os games não são mais para serem lembrados, mas sim para serem jogados uma vez e pronto. Jogos antigos como esses ditos antes são muito bons a ponto de serem eternizados, nem o próprio Zelda conseguiu se superar com o Majora's Mask nem com o Twilight Princess depois do Ocarina Of Time.
Eu sei que é complicado, mas com esse gráfico todo super poderoso que temos hoje podemos fazer muito mais coisas além daqueles jogos de Super Nintendo e Nintendo 64.

E depois culpam a fase da sociedade de descartar tudo muito rápido, é logico, tudo que tem hoje é descartável... esse é o problema....

11/05/2010

Destino, Deus, Acaso...

Existe o destino traçado para cada um? É Deus que  nos coloca nos caminhos? Ou seria só o acaso que guia nossas vidas???

São perguntas que a sociedade não tem respostas desde os primórdios.

Já houve muitos casos na minha vida onde eu pude considerar cada um deles... Mas considerando a filosofia que eu mesmo me propus a seguir: Nada é por acaso... Acabo anulando todas as coisas que seriam consideradas por acaso... e percebo que tudo que acontece tem um porquê, seja a longo prazo, seja a curto prazo...

Um exemplo recente é de uma amiga minha... a Feh... acabamos nos aproximando, e um dia ela me disse que já me conhecia.... e percebi que conhecia ela também... a partir daí cada dia mais ficamos mais próximos...

Isto é, se eu não escolhesse a faculdade em que estou e se não tivéssemos nos visto antes, será que seríamos tão próximos e tão rápido??? Talvez sim, talvez não... Só sei que a minha aproximação com ela foi talvez a mais rápida da minha vida... eu não costumo confiar nas pessoas tão rapidamente como confiei nela... e sei que eu não vou me arrepender disso...

Acredito sim no destino e acredito que Deus coloca as pessoas nas nossas vidas por vários motivos, só não acredito no acaso, nem no destino traçado anteriormente.... acredito que o destino quem faz somos nós.... atravpes das nossas escolhas guiamos nossas vidas, e Deus nos ajuda em nossas escolhas...

Vivo assim e acredito cada vez mais nisso...

09/05/2010

As coisas mudam...

Há um ano atrás, eu diria... um blog??? eu??? pra que???

E essa semana eu fiz um... realmente as coisas mudam... de repente percebi uma vontade de escrever (eu odiava!!!), ainda não gosto muito, mas aqui é digitar... hehehehe

Mas o fato é: eu mudei... minha vida mudou muito do começo do ano pra cá....

Eu amadureci bastante, cresci bastante... e hj eu me vejo um pouco mais intelectual e menos relaxado com as coisas... sem falar no turbilhão de pensamentos que comecei a ter vontade de manifestar publicamente (a razão do blog...).

Mas eu estou gostando dessa minha vida... ela mudou, mas mudou pra melhor... estou bem mais feliz, nossa como estou bem agora...

E o melhor d tudo... nunca mais feliz do que agora de estar solteiro!!!! Ahhh como é bom a liberdade!!!

As coisas mudam em questão de dias.... se precisa aproveitar enquanto alguma coisa ainda é alguma coisa, porque amanha ela pode mudar e vc pode se arrepender de não ter aporveitado...

É isso aí... Voltarei a postar outro dia....

Ganso, Neymar e Ronaldo

Olha... eu nem gosto de futebol e estou falando de novo...

mas é só dessa vez....

Esse negócio do Dunga ter que levar o Neymar e o Ganso, todo mundo tá pedindo e tal....

Mas será mesmo que seria a melhor escolha??? Será que os novatos conseguiriam aguentar o tranco da Copa??? Ou será que eles acabariam pipocando na hora H???

Talvez eles sejam bons, talvez estejam passando por uma ótima fase.... Acho muito cedo para levar esses meninos... se eles forem bons mesmo, eles vão pra Copa de 2014 com certeza... se não forem a gente vai saber que não foram....

Depois do jogo contra o flamengo, um jornalista perguntou a Ronaldo se seria falta de empenho dele... essa pergunta o deixa muito chateado e emocionado...



Agora o que me dizem de uma sociedade que torce para um novato ir para a Copa e pergunta se um veterano que já foi para várias Copas e superou muitos de seus limites (superando um agora que entrou para o Corinthians...) teve uma falta de empenho???

Realmente não dá para entender....

08/05/2010

A fidelidade corintiana

Depois do corinthians ter sido rebaixada para a segunda divisão, a torcida fiel ficou cada vez mais fiel! É incrível, a única torcida no mundo que, após ver seu time perder faz tanto rebuliço quanto eles terem ganhado. Está certo, o corinthians deu tudo de si pra ganhar esse último jogo.... mas e o jogo anterior?? Será que foi só um azar ou foi falta d alguma coisa??? Isso eu não sei....

O negócio é o seguinte, NA MINHA OPINIÃO, a torcida corinthiana é meio exagerada, deixou de ser um apoio ao corinthians, está se tornando uma proteção, uma "passada de mão na cabeça"... esperança é sempre bom ter, mas já q torce, exija o retorno, tá certo pode ser uma má fase do corinthians, mas q a boa fase não venha do jeito q veio no começo: grandiosa e rapidamente passageira.

Ahhh e eu não acho q o São Paulo vai ganhar... viu Carol... =P

Jobs (Parte 1)

Bom... vou começar a postar os meus trabalhos aqui...

o meu primeiro será o meu melhor e mais dedicado trabalho até agora... mas eu pretendo melhorar cada vez mais...



Essa foi uma foto que encontrei do James Bond Cassino Royale. Esse filme é, com certeza, o melhor de todos os 007's. Nesse filme ele se apaixona de verdade por uma mulher, e essa mulher morre no final... isso explica pq ele é tão despreocupado com relacionamentos, isso foi um baque pra ele e ele nunca mais conseguiu achar outra mulher que se comparasse a ela. É um toque de romantismo super interessante dentro de um filme de ação frio e completamente sem sentimentos... Mto bom!!!

Inaugurando...

Bom.. estou inaugurando meu blog...

Um dos assuntos que gostaria de tratar agora, é um assunto q me irritou muito... a criação do nome do blog, tive as mais variadas ideias, mas quase todas já tinham sido usadas... o problema é que eu fui dar uma pesquisadas e a maioria dos blog estão abandonados,  isto é, o uso do nome está sendo usado à toa.

Porque é de graça, as pessoas usam e abusam... mas td bem... achei um nome interessante para o meu blog... espero poder continuar postando por aqui por um bom tempo... ;)