26/11/2010

Anti-Herois

Estive pensando... o que é um anti-heroi??? Vemos muito nos filmes...

Definição do Wikipédia: Anti-heroi é o termo que se emprega para alguém que protagoniza atitudes referentes às do heroi clássico, mas que não possuem vocação heróica ou que realizam a justiça por motivos egoístas, pessoais, vingança, por vaidade, por matar ou por quaisquer gêneros que não sejam altruístas.

Essa seria uma definição geral dada a filmes, séries, desenhos...Eu não acho que sejam egoístas e percebi que somos rodeados de anti-herois no nosso dia-a-dia e não percebemos.

Eis a minha definição: Anti-heroi é uma pessoa que, por algum motivo, conquista as outras pessoas. Mas não conquista como um heroi, que tem beleza, é bonzinho, altruísta... Ele normalmente é uma pessoa irritada, incomodada com alguma coisa, às vezes demonstra egoísmo e poder, mas no fundo se importa com os outros, humor irônico e ácido são seus preferidos, sabe que a sociedade não está boa do jeito que está e sempre tenta mudá-la.

É claro que nenhum anti-heroi se encaixa em todas as definições, mas na maioria delas. Como prova citarei exemplos de personagens:

1) Jack Sparrow: apenas um Pirata que quer ganhar riquezas, e para isso ajuda os protagonistas da trama até um nível que nem lembra mais de sua ambição. Johnny Depp se destacou até mais que Orlando Bloom nos filmes.
2) Seu Madruga: quem não gosta dele? O coitado que sempre tentava lidar com as crianças do Chaves, enquanto apanhava da Dona Florinda e fugia do Seu Barriga. Vivia irritado porque sempre via alguma coisa errada na Vila.
4) John Bender (Judd Nelson): Quem assistiu o filme "Clube dos Cinco", com certeza se lembra primeiramente de John Bender, o aluno-problema da escola que traz à tona os podres de todos os outros quatro. É o personagem chave do filme. Vale a pena assitir.
3) Wolverine: teve um passado difícil, luta por motivos próprios, mas está sempre ajudando os X-Men, não importa qual a situação.
4) Dr. House:  o médico mais humor ácido e irônico das séries, tem seus problemas próprios mas é médico acima de tudo, e seu sentido da vida é salvar as pessoas, e é o melhor nisso.
5) Vegeta e Piccolo: Dragon Ball Z, todo mundo adora o Goku e seus amigos, sendo q dois deles são eles, dois tipos de anti-herois diferentes, um mais egoísta e impulsivo, outro mais passivo que se apresentou como vilão na série.
6) Pica-Pau: o pássaro que consideraríamos o mais malvado se não fosse pelos "vilões" do desenho.
7) Lula Molusco, mal-humor, irritação, mas até o Bob Esponja gosta dele.

Mas temos pessoas no nosso cotidiano que realmente são anti-herois, que nos cativam por serem rígidos e orgulhosos. E porque nós gostamos dessas pessoas? Simples, eles nos apresentam o incomum, o diferente, nos tiram da mesmice, é cativante e emocionante para quem vê um anti-heroi de fora, às vezes recebemos um sentimento de desafio.

Pessoas da vida real que são anti-herois:

1) PC Siqueira: Ele começa sendo um anti-heroi primeiramente porque ele não queria a fama e esta acabou ficando descontrolada, e até hoje não sabe lidar muito bem com ela. Mas tenta mudar a sociedade através de seus vídeos. (@pecesiqueira)

2) Felipe Neto: o irritado do Youtube sempre tenta reclamar com as pessoas através de seus vídeos, para elas notarem como estão erradas em relação a alguma situação. (@FelipeNeto)

3) BahBlue: Poucas pessoas a conhecem, mas grava vídeos fazendo alguns desabafos sobre o que a irrita, é diferente, pois é uma das únicas mulheres a exibir seu ponto de vista sobre a sociedade e suas situações. (@BahBlue)

4) Edu Testosterona e Acid Girl: Têm uma visão diferente das pessoas comuns com muito humor explainam sobre as relações afetivas entre as pessoas. (Testosterona.blog.br)

5) CQC's: completamente engajados com a sociedade e com muito humor, vivem atrás de políticos para tentar fazê-los trabalhar com mais eficiência.

6) Rockeiros: Sempre serão os anti-herois da música, tanto nas músicas quanto nas atitudes, não preciso nem falar...

Enfim, o anti-heroi é o que dá graça à história fictícia pois ele tem o que um vilão e um heroi tem, mas sabe lidar com todas as suas características. Na realidade, é mais um pessoa que percebe como a sociedade é bizarra e tenta melhorá-la de alguma forma.

É o que eu pude definir sobre anti-herois, qualquer sugestões ou comentário sobre o assunto será bem-vinda.

P.S.: A palavra "Heroi" fica mto feia sem o acento agudo. Valeu, Reforma Ortográfica! ¬¬'

André (@deepbelieve)

Nenhum comentário:

Postar um comentário